Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

Sinopse

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.



Louisa tem uma vida estável e sem grandes mudanças até perder o emprego de garçonete. A vida da protagonista começa a mudar e ela busca um novo emprego, porém parece não se encaixar em nenhum deles, não tem experiência e nem aptidão. (Quem nunca?!!!). É quando vai para a casa dos Traynor para trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, com contrato de 6 meses e com um bom salário. Mas o grande problema é aprender a lidar com o Will, um homem antipático, sarcástico, rancoroso e grosseiro.

Com o desenrolar da história o relacionamento entre ambos vai melhorando e nesse meio tempo Louisa descobre o motivo de seu contrato ser de apenas 6 meses. Ela começa a criar estratégias e formas de mostrar ao Will que a vida vale a pena ser vivida mesmo em uma cadeira de rodas.


Achei a coisa mais linda ver como o relacionamento deles vai melhorando e como a Lou vai aprendendo coisas novas. A história é aquela que faz seu coração ser repartido em mil pedaços, apesar de eu não ter chorado lendo (insensível!), mas chorei muito vendo o filme.


A Jojo soube muito bem como levar o público e nos fazendo sentir o que os personagens estavam sentindo. Esse é um daqueles livros para ler em uma tarde chuvoso, com uma caneca de café (ou chá) e ficar refletindo a vida e as marcas que deixamos.

O livro foi uma surpresa para mim, via muitas pessoas dizendo que estavam de ressaca literária, que choraram litros, como disse isso não aconteceu comigo, mas ele me tocou bem lá no fundo. Foge um pouco do clichê comum de romances, levando a história por novos caminhos e amei mais ainda a adaptação. São personagens que vou levar comigo e confesso que carrego muito do Will e poucas coisas da Louisa.

Espero que tenha gostado do meu breve comentário do livro. Deixe nos comentários o que acharam do livro. Beijos e até a próxima.


Apenas viva.

Deixe um comentário