Título: Ana Terra
Autor: Erico Verissimo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 99
Ano: 2005 (terceira edição, a primeira foi publicado em 1971 pela Editora Globo)



Sinopse: Ana Terra reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII.
O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. 
Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família.
É nesse regato que ela depara com Pedro Missioneiro, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuítica, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terras e a repulsa de Ana, para quem sua "presença era tão desagradável como a de uma cobra". Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre.
Marcada por uma beleza áspera, com personagens fortemente ligados à natureza que os sustenta e os agride, Ana Terra faz parte da saga O tempo e o vento, obra-prima de Erico Verissimo.



"Sempre que me acontece algo importante, está ventando" -Ana Terra

A história incia com a vida sofrida de Ana Terra que mora com o pai, a mãe e seus irmão num rancho distante da cidade. A vida no campo não tinha muitos prazeres já que Ana sempre desejava ir para a cidade mas seu pai nunca autorizou. Ele era autoridade na casa, e mesmo quando o contradiziam ele era obedecido!
Ana Terra sempre desejava um espelho, para poder se ver, mas seu pai achava que era um objeto fútil, com isso nunca comprará para Ana o tão sonhado espelho. Ana Terra então sempre ia na beira do riacho para lavar a roupa e se contemplava. A vida dos Terras começou a mudar de rumo quando em uma dessas idas ao riacho Ana encontra um mestiço ferido. Este é o Pedro Missioneiro, indiático, bravio e dono de uma cultura sofisticada em letras, história e artes musicais.A família decide acolher Pedro, por ele ajudar nos trabalhos de casa e acabar ganhando a confiança do patriarca, ele recebe uma cabana no fundo do quintal para poder morar nos próximos dias de sua vida.Ana nunca se apaixonou por nenhum homem, sempre viveu isolada deles, nunca se embelezou para um ou ao menos chegou a tocar algum. Devido a isso, a chegada de Pedro a abala aos poucos, e Ana começa a ter sentimentos novos, indescritíveis. Ela começa a criar um ódio repulsivo e inexplicável do índio, muitas vezes quer que ele vá embora, mas com o passar do tempo, acaba decaindo aos encantos dele. Isto provocará ira e desejos de vingança nos irmãos e no pai.
A história gira em torno desse amor que ela sente por Pedro e o ódio de seus familiares e acaba se tornando uma tragédia em meio a esse amor! Depois de alguns anos, acontece o ataque dos Castelhanos, eles eram conhecidos por matar, saquear e estuprar as mulheres.
A vida de Ana Terra sempre foi dura, e sofrida.Conta a história de como viviam os moradores do interior do Sul. Esse livro mostra uma que mesmo com todos os problemas você é capaz de viver, sobreviver e buscar uma vida melhor!
O Livro Ana Terra é uma história da saga o Tempo e o Vento, que é composta por 7 livros, e Ana Terra faz parte do Terceiro livro. Não é necessário ler a saga para entender o livro, porém é muito interessante a saga. Ele já foi reescrito em forma de série da Globo e Filme.

A saga é dividida em 7 livros

O Continente part1                         O Retrato part1                       O Arquipélago part1
O Continente part2                         O Retrato part2                       O Arquipélago part2
                                                                                                           O Arquipélago part3




Espero que gostem. 
Beijos Amores e Amoras 😍😘

12 Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Conheci o seu blog através de um grupo no facebook e eu adorei ele. Você escreve super bem e fez uma ótima resenha. Fiquei com uma vontade imensa de ler esse livro, por isso vou colocá-lo na minha lista para 2017! Parabéns pelo blog!
    http://simplesmentequinzemeio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa vc me deixou louca pra ler esse livro, preciso encontrar urgente. Amei o post

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha <3 E esse livro parece ser muitoo bom, já quero ler.

    ResponderExcluir
  4. amei a resenha...preciso ler o livro, fiquei super interessada...bjus

    ResponderExcluir
  5. Me parece ser um livro de superação , gostei.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante, porém não parece ser meu tipo de livro, acho que fiquei traumatizada com os livros brasileiros mais antigos (os novos eu gosto bastante) por conta do grande sofrimento dos personagens e os preconceitos e maldades das épocas contados nos livros. Acho que meu último livro foi O QUINZE e achei muito brutal. Admiro quem lê, a resenha esta ótima deu até vontade de ler. Bjos

    ResponderExcluir
  7. IN LOVE...AMO LER E ESSA HISTORIA JA ME CAPTUROU. AGORA QUE VOCÊ JA LEU O LIVRO, PODE FAZER UMA GRAÇA E DOAR ELE PARA MIM...RSRS
    bonsventus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que interessante! Não sabia dessa saga. Amo esses livros que nos inspira, e nos mostra que sempre podemos melhorar.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Eu amo leitura, mas gosto muito de livro de romance. Mas esse parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  10. Guria já quero muito ler esse livro. Obrigada por compartilhar conosco, quero saber mais sobre a Ana.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia o autor mas nunca ouvi falar desse livro, a resenha ficou ótima, muito bem escrita parabéns e sucesso pra ti!
    www.blogleticiaficheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Estava precisando de indicações de livros de escritores nacionais! Adorei!
    Penso, logo sou pensador

    ResponderExcluir